Posso Contratar Temporário para Cobrir Férias?

Ninguém é de ferro, e mesmo se não fossem as leis trabalhistas, provavelmente as empresas dariam férias do mesmo jeito. Mas a lacuna fica, e para preencher esta demanda é possível contratar temporário para cobrir férias?

Hoje nós gostaríamos de falar sobre este que é um assunto bastante polêmico e, para alguns, juridicamente confuso.

Posso contratar temporário para cobrir férias?

Normalmente, as pessoas utilizavam de artifícios para que um funcionário da própria empresa se empenhasse em cobrir as férias de outro.

Entretanto, mesmo com as permissões legais, existiam alguns problemas graves com a questão da falta de costume com a função. Ou mesmo ter que convencer o mesmo a retomar seu lugar antigo.

Além disso, tirar de um local para colocar em outro provavelmente geraria outro problema direto de alocação de recursos.

Por isso, contratar temporário para cobrir férias se tornou uma excelente opção. E segundo a lei é uma ação totalmente válida! Desde que sejam observados algumas demandas e obrigações básicas.

Além de, é claro, estabelecer um contrato específico e correto da função a ser desempenhada. O que é necessário para se adequar ao novo temporário?

É preciso que a empresa que contratou o funcionário temporário para cobrir as férias de outro forneça:

  • Materiais e ferramentas de trabalho;
  • Uniforme de trabalho (com mudas);
  • Treinamento para a função;
  • Possibilidade de transitar nas áreas comuns da empresa.

Claro, serão praticamente os mesmos treinamentos e requisições para um funcionário em período de experiência, mas com o contrato tendo uma data final.

Lembrando que colocar alguém em período de experiência para fazer o trabalho como temporário, ou seja, esperando demitir a pessoa, é uma irregularidade que pode prejudicar gravemente a empresa.

Vantagens de se contratar um temporário

São vários os motivos pelos quais esta opção deveria estar na frente de outras. Sendo o primeiro deles o baixo impacto em custos trabalhistas desta operação.

Além disso, existe a capacidade de se colocar alguém que compreende que aquele trabalho está lá por um tempo determinado. E que ele ser chamado de volta, ou mesmo ser efetivado posteriormente, depende diretamente do seu desempenho.

Você também vai ter uma pessoa grata por permitir que ela ganhe uma experiência a mais para seu currículo.

Como contratar um temporário?

O processo de contratação geralmente é o problema para a maioria das empresas. Exatamente porque ele é demorado e trabalhoso, sem raras exceções também é oneroso.

Então, para garantir uma maior eficiência ao contratar temporário para cobrir férias, o ideal é realmente contar com uma empresa especializada no fornecimento deste tipo de mão de obra.

Aqui na GRH Brasil estamos constantemente fazendo processos de seleção e recrutamento para funcionários temporários. Tudo acaba parando em um banco de dados de talentos, que podemos recorrer a qualquer momento.

Assim, se você precisar de uma mão de obra extra, que seja temporária e por um preço acessível, estamos dispostos a lhe auxiliar.

Sem contar que também somos responsáveis por toda a administração do trabalho. Desta forma, o trabalho pesado fica com a nossa parte.

Se você necessita de funcionários temporários qualificados para a sua empresa, fale agora com nossos especialistas e descubra como ter os melhores profissionais à disposição de seu negócio!





COMENTÁRIOS: